Tinga leiloa carro antigo e lança projeto social para criação de abrigo em Porto Alegre
Tinga e outros ídolos da história do Inter se uniram em um projeto para a construção de um abrigo permanente para pessoas em vulnerabilidade social em Porto Alegre. O pontapé inicial serão o leilão de uma relíquia automotiva, um Jeep ano 1963, autografado por figuras que marcaram diversas gerações de colorados.
O projeto foi batizado de “Solidariedade Eterna” e nasceu a partir da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. No auge das enchentes na capital gaúcha, mais de 12 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e foram abrigadas em espaços temporários.
O abrigo permanente contará com uma estrutura voltada ao acolhimento e inclusão social de desabrigados da capital gaúcha. O terreno, doado pela Prefeitura de Porto Alegre, está localizado na Zonal do Sul e conta com uma área total de mais de 13 mil metros quadrados.
Quando ficar pronto, o espaço terá capacidade para receber até 300 pessoas. O espaço será dividido em um alojamento feminino e outro masculino, com capacidade para 150 pessoas cada um.
O empreendimento também terá uma área com biblioteca, enfermaria, playground, canil, horta e quadra de esportes. Além disso, os moradores poderão participar de oficinas educacionais.
Em entrevista ao ge, Tinga disse que o carro que será leiloado foi doado por um amigo e todo o valor arrecadado será destinado para a construção do abrigo. Com o ato, o ex-jogador espera dar mais visibilidade ao projeto e alcançar mais pessoas para se engajar na causa.
– A missão é essa, é pegar de um bem material de um senhor que me deu e transformar ele em algo que possa ajudar a comunidade, como a gente tem feito historicamente – diz Tinga.
O evento de lançamento também contou com a presença dos ídolos que fazem parte da história colorada, entre eles D’alessandro, Dunga, Perdigão, Pinga, Aloísio, Chico Spina, Larry e Celso Roth.
O carro e outros itens farão parte de um leilão beneficente, previsto para ocorrer no dia 17 de dezembro. Outras iniciativas também devem ser realizadas para angariar fundos para o projeto, previsto para ser entregue em 2026.
*ge RS
*Foto: Nilveo P. Christiano