Temporal em Giruá destelha imóveis, deixa feridos e ao menos um morto

Uma jovem morreu após um temporal ter destruído um ginásio esportivo na cidade de Giruá, no noroeste do RS, na noite desta quarta-feira (15). A vítima foi identificada, na madrugada desta quinta, como Isabeli Soardi, de 26 anos. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela foi atingida por uma estrutura de alvenaria. Conforme balanço mais recente, outras 57 pessoas ficaram feridas.

A chuva e as fortes rajadas de vento, que começaram por volta das 22h, arrancaram o telhado do ginásio Splendor Sports, que fica no bairro Mucha e reúne quadras de areia, paddle e futebol. Também houve queda de granizo. Naquele momento, atletas jogavam no local.

Uma pessoa foi para um hospital de Santa Rosa, com ferimentos de maior gravidade. Conforme atualização do Hospital Vida e Saúde, na manhã desta quinta-feira (16), a paciente está em estado estável e aguarda avaliação, mas deve receber alta em breve.
Em um hospital de Santo Ângelo, conforme a Defesa Civil da região, um ferido se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Estragos na cidade

 

Nas redes sociais, moradores também relataram que a chuva causou queda de árvores e de postes pelas ruas da cidade. Casas e estabelecimentos comerciais também ficaram destelhados. O prefeito Rubem Weimer disse ter conhecimento de destelhamentos, mas não soube confirmar números.
A cidade teve, ainda, problemas no fornecimento de energia elétrica e de serviços de telefonia e internet. A RGE informou, na manhã desta quinta-feira, que está atendendo ocorrências na área urbana de Giruá. O temporal causou “danos na rede elétrica, principalmente devido a galhos e objetos arremessados pelo vento”. “A energia será totalmente restabelecida tão logo os consertos forem concluídos”, completa a nota.
De acordo com balanço preliminar da Defesa Civil da região, com a ocorrência, cerca de 40 residências tiveram danos e 160 pessoas no município foram afetadas.
Segundo o major Airton, entre a noite e a madrugada, seis famílias buscaram apoio para colocação de lonas. Dois locais com fiação nas ruas foram devidamente isolados. E pelo menos 13 árvores caídas foram cortadas no município.
Para atendimento às ocorrências, mais de 20 militares de Santa Rosa e de Santo Ângelo chegaram a se deslocar até a cidade para auxiliar nos atendimentos. A Defesa Civil municipal segue realizando levantamento dos danos causados.

*GZH

*Foto: Bombeiros/Divulgação