Produtora colhe alface gigante de 1,1 kg em Tuparendi: ‘Comemos com 20 pessoas e sobrou’
Há 30 anos plantando hortaliças para consumo próprio, uma produtora rural de Tuparendi, no Noroeste do Rio Grande do Sul, se surpreendeu com o resultado de mais uma colheita. No sábado (17), Ana Ghellar, de 55 anos, colheu um pé de alface gigante, com 1,1 kg e 48 centímetros de diâmetro na estufa da família.
O peso e o tamanho do vegetal, da variedade americana, fogem do normal. Segundo a produtora, um pé de alface pesa 100 gramas, aproximadamente.
O que serviria para uma refeição de poucas pessoas rendeu uma salada para 20 convidados, entre eles os filhos, de 20 e 28 anos, que vivem em Santa Rosa, a 13 km do município.
O que motivou o crescimento da alface é incerto. Ana relata que comprou as sementes em uma cooperativa da cidade, como sempre fazia, e as plantou no dia 3 de julho. Ela nunca tinha colhido um pé tão grande da hortaliça.
A adubação orgânica adotada pela produtora na estufa pode ser um dos segredos da alface gigante, explica Gervásio Paulus, assistente técnico estadual em olericultura da Emater RS, entidade de assistência técnica e extensão rural.
Outro fator listado pelo especialista é a variedade genética. Normalmente, alfaces do tipo americana podem chegar a até 600 gramas. “É excepcional”, observa Paulus.
Ana Ghellar, que vive com o marido, Carlos Alberto, na comunidade de Vila de São Marcos, costuma dividir a sobra da produção com os vizinhos.
“A gente planta para consumo. O que sobrar, a gente distribui para os vizinhos. Somos só nós, eu e meu esposo, aqui na propriedade”, conta.
*G1RS
*Foto: Arquivo pessoal