O artesanato como impulsionador do turismo é tema de capacitação virtual gratuita
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) promoverá a capacitação virtual gratuita Turismo & artesanato: amplie suas possibilidades de negócios, nos dias 23 e 26 de outubro. As inscrições estão abertas no site.
A capacitação será ministrada pela bacharel em Turismo e mestre em Planejamento Urbano e Regional, Fernanda Costa da Silva, professora do curso de Turismo do IPA e Extensionista Rural da Emater-RS/Ascar. Fernanda já atuou como prestadora de serviços do Ministério do Turismo, diretora de Turismo de Pelotas e no setor privado de eventos.
No dia 23 de outubro, às 14h30, serão abordados os seguintes tópicos: inserção de artesanato em rotas/roteiros turísticos; produção associada ao turismo (união de artesanato e alimentação); exposição e organização de materiais; importância da identidade local; usos do artesanato para despertar interesse turístico; vínculos com a demanda (turismo de experiência e turismo criativo); novas possibilidades de mercado (eventos) e mercado digital de experiências online.
A atividade do dia 26 de outubro, às 10h30, será um reforço dos conhecimentos transmitidos e atividades complementares; além de demonstrações práticas de aplicação dos conhecimentos.
Os inscritos receberão o link de acesso por e-mail e os participantes terão certificado. Os vídeos também serão disponibilizados, posteriormente, no site.
A capacitação é promovida pela FGTAS, instituição vinculada à Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), através do Departamento de Promoção do Desenvolvimento Social (DPDS) e do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), com apoio da Escola de Governo.
Integra o projeto a Trilha de Capacitações em Gestão “Artesanato bem-feito, negócio bem-sucedido”, que envolve a realização de cursos e minicursos para qualificar o artesão na gestão de seu negócio. O objetivo é orientar o artesão na exposição e divulgação de sua produção no meio virtual e promover iniciativas de apoio com reforço e constituição de laboratórios práticos para a facilitação do aprendizado.
Mais informações no site da FGTAS.
Texto: Ascom FGTAS