MetSul alerta para onda de frio intenso e possibilidade de neve no Sul do país
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de frio intenso que deverá alcançar o Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste e até parte do Norte do país nesta semana. A massa de ar polar é classificada como muito intensa e atípica por duas razões, uma em virtude do período, não comum para ocorrências de massa de ar polar com tamanha intensidade, e outra que ela pode chegar até o Hemisfério Norte, o qual está no verão no mês de agosto.
Conforme a MetSul, o frio intenso chegará acompanhado de geada e até possibilidade de neve, inclusive para regiões onde não é comum haver o fenômeno climático e que não registra neve há décadas. Porém, de acordo com a MetSul, ainda não é possível saber com maior exatidão onde acontecerão os acumulados de neve, exceto nos pontos já tradicionais, como os aparados da serra, no Rio Grande do Sul, e o planalto sul catarinense.
As temperaturas começam a cair no Sul do país a partir da quarta-feira, 19, sendo o período mais intenso entre a quinta-feira, 20, e o sábado, 22. Em razão do ar frio extremo, ele pode estar acompanhado de ventos de moderados a fortes, dando a sensação de ainda mais frio. Também, conforme a MetSul, poderá haver a ocorrência, em diversos locais, de chuva congelada.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Imagem: Ilustrativa