Indígenas de Gramado dos Loureiros estão acampados em frente à Funai em Passo Fundo

Cerca de 60 indígenas estão acampados em frente à Funai em Passo Fundo, solicitando apoio para retornarem para a Reserva das Bananeiras, em Gramado dos Loureiros, onde residiam.

Segundo “Dete Índia”, que é vereadora em Gramado dos Loureiros e está à frente dos indígenas manifestantes, há quatro meses, 22 famílias foram expulsas da reserva, por não apoiarem o partido do cacique, que concorreu a vice-prefeito.

Na oportunidade, o cacique foi candidato a vice-prefeito e um de seus três filhos, candidato a vereador. Os dois perderam as eleições.

Pelo fato de o partido da oposição ganhar as eleições, 22 famílias que estavam apoiando o partido contrato do cacique foram expulsas da reserva.

Nesses quatro meses, os indígenas estão acampados em uma área do estado, no município de Gramado dos Loureiros, por isso, vieram até a Funai, pedindo socorro e segurança, para que possam voltar a reserva em que residiam.

Segundo a indígena que conversou com a reportagem, as 60 pessoas que estão acampadas na Funai só irão sair quando foram atendidas.

A reportagem tentou contato com a Funai, mas não conseguiu.

 

Fonte: Bruno Reinehr/Rádio Planalto News