Expoagro Afubra tem 523 expositores
São 523 expositores instalados no parque de 35 hectares preparados para receber um público estimado em 180 mil pessoas. São agroindústrias, pavilhões e lavouras demonstrativas que terão a presença de técnicos e especialistas para mostrar ao público as novidades tecnológicas e sugestões para os mais diversos segmentos da produção rural. Além disso, a programação de palestras e fóruns foi elaborada para promover o debate sobre inovações para promover o desenvolvimento sustentável, especialmente das pequenas propriedades rurais.
Conforme o coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, a feira tem crescido a cada edição, o que torna necessárias as melhorias constantes. O número de expositores subiu de 475 em 2022 para 523 e a área de exposições foi aumentada em quatro mil metros quadrados. “Desde a semana passada e durante o final de semana, a movimentação vem sendo grande no parque, que está ficando muito bonito”, anuncia. “Com o aumento no público e a presença de expositores, também melhoramos a infraestrutura, o estacionamento e os acessos; agora a entrada pode ocorrer tanto pelo BR-471 como pelos fundos do parque”, diz.
Sobre as atrações, Dornelles explica que foram elaboradas pensando na importância da inovação e da sustentabilidade da atividade rural, principalmente, das pequenas propriedades. “As mudanças são muito rápidas e as novas tecnologias devem ser colocadas a serviço do produtor rural”, salienta, lembrando que o Espaço de Inovação do Agro tem a função de aproximar o produtor rural das startups com soluções para o agro e tudo o que há de mais moderno.
No âmbito da sustentabilidade, a programação prevê fóruns, debates e palestras direcionados a promover discussões de temas relativos à produção rural. Além de especialistas nas áreas técnica e de meio ambiente, o coordenador geral da feira, comenta que diversos eventos trazem a participação de órgão governamentais e políticas públicas para encontros com municípios e produtores. “Aliás, a presença do grande número de lideranças e políticos é um reconhecimento e já indica a dimensão que a feira está alcançando”, diz o coordenador do evento.
PATROCINADORES – A 21ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro – Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Cresol; Prata – Banrisul, Massey Ferguson e Sicoob; Bronze – Jacto, Mor, Mondial Fertilizantes e Banco do Brasil. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Rio Pardo, Fetag/RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS), Emater-RS (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural), Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), Secretarias Estadual de Desenvolvimento Rural e Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
Expoagro Afubra 2023
Data: 21 a 24 de março
Horário: 8 às 18 horas
Local: Parque de Exposições da Feira, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS (Km 161, da BR-471)
Entrada e estacionamento gratuitos
Programação – São 523 expositores, entre empresas, instituições e entidades. Entre as principais atrações estão o Espaço de Inovação do Agro, o Pavilhão das Agroindústrias Familiares, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas e lavouras demonstrativas. Fazem parte da programação também evento como o Seminário de Turismo Rural, o Fórum de Diversificação e o Dia do Arroz e exposições de animais, quintais orgânicos, hortaliças, a usina de biodiesel e a área florestal.
Acesse aqui a programação completa
Acesso alternativo – Foi criado um segundo acesso pela Estrada Velha e estacionamentos no lado leste do parque. A entrada pelo trevo da BR-471 continua igual. E o trajeto alternativo para quem trafega no sentido Santa Cruz do Sul – Rio Pardo, inicia à esquerda no km 152 da BR-471. Após 2,7 quilômetros de asfalto, é preciso dobrar à direita acessando a estrada de chão batido e andar 8,4 km até chegar ao portão. E quem segue pela BR-471 no sentido Rio Pardo – Santa Cruz do Sul deve dobrar à direita no km 163, andar 900 metros de asfalto e dobrar à esquerda, onde, após 2,3 km de estada de chão. Haverá sinalização nos entroncamentos para orientar os visitantes.
Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2023
Texto: Jorn. Cristina Severgnini