Conflito na Terra Indígena do Guarita resulta em feridos
Um conflito ocorrido na noite de quinta-feira, 20, na Terra Indígena do Guarita resultou em pelo menos cinco feridos. Entre eles, Carlinhos Alfaiate que lidera um dos grupos que disputam a liderança do cacicado. Alfaiate teria sido atingido por pelo menos um disparo de arma de fogo, na altura das nádegas, no entanto, sem gravidade.
Quando os feridos foram conduzidos ao Hospital Santo Antônio, um novo confronto foi registrado sendo quem um indígena foi ferido com um golpe de facas.
A Brigada Militar foi chamada e diversas viaturas compareceram no local, inclusive, com alguns homens a paisana, que com roupas civis e coletes a prova de bala ajudavam no patrulhamento nos entornos da casa de saúde. A Polícia Civil também foi ao hospital. A Brigada Militar manteve o patrulhamento ao longo da noite. Funcionários da entidade temiam uma invasão.
Um grupo de indígenas, com algumas mulheres entre eles, estava no lado aposto da rua, em frente a emergência. Alguns indígenas teriam se embreado por entre os prédios com a chegada da Brigada Militar. Havia um forte temor de que um novo conflito pudesse acontecer. Moradores das proximidades do hospital estavam extremamente assustados.
O conflito opõe dois grupos liderados por Carlinhos Alfaiate e Joel Ribeiro de Freitas. Ambos reivindicam a liderança da comunidade que conta com mais de 7 mil indígenas.
*Jornal Província