RS tem alerta de ciclone extratropical
O sol não deve brilhar tão cedo sobre o Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo chuvoso vai predominar no Estado até a próxima quinta-feira (9), quando a chuva dá lugar a uma massa de ar polar, que promete derrubar as temperaturas mais uma vez.
Nesta segunda (6), os maiores volumes de chuva são esperados na Serra e no Litoral Norte. Há a chance de temporais, com possibilidade de rajadas de vento de mais de 50 km/h no Litoral. No Norte, pode haver até queda de granizo. Enquanto isso, a temperatura varia entre 10°C e 16°C na maior parte do território gaúcho. O frio mais intenso é esperado em Bagé, com mínima prevista de 4°C.
Após o ciclone-bomba na última semana, o Rio Grande do Sul tem novamente um alerta, agora de um ciclone extratropical, esperado para a terça-feira (7). É o resultado de uma área de baixa pressão formada sobre o sul do Paraguai, que deve se deslocar pelo Estado. No dia, são esperados grandes volumes de chuva para a metade norte, além de vento de mais de 80 km/h. Há possibilidade de granizo outra vez.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, incluindo Campanha, Vale do Itajai, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai e Litoral. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já na quarta-feira (8), o ciclone deve se deslocar para o oceano, levando a chuva forte e rajadas de vento para toda a faixa leste e sul do Estado. Apenas na quinta-feira o tempo firme deve retornar.
Fonte: GaúchaZH
Imagem: MetSul