Chuvas no RS: 3 mortes e mais de 2 mil pessoas em abrigos públicos; um idoso está desaparecido em SC
Subiu para 3 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo informações divulgadas em coletiva realizada pela Defesa Civil, neste domingo (19), o número de acolhidos em abrigos públicos no RS totaliza 2.563 pessoas.
Foi encontrado o corpo de Luis Antônio Martins, que teve o carro arrastado pela correnteza ao transitar por uma estada estadual em Vila Flores. O sepultamento está previsto para ocorrer na segunda-feira (20), às 10h da manhã, no cemitério São Roque, em Bento Gonçalves, na Serra do RS. Outras duas vítimas haviam sido encontradas em Gramado no sábado (18).
Além das 3 vítimas, uma mulher morreu e um homem e uma criança estão desaparecidos depois que um carro caiu dentro do rio Turvo, em Coqueiro do Sul, no Norte do estado. Inicialmente, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar tratou o caso como decorrente das chuvas. A Defesa Civil do RS, entretanto, afirma que ainda não é possível estabelecer essa relação, e trata o caso como acidente de trânsito.
Tatiane Panizato, que não teve a idade divulgada, teve o corpo encontrado por volta das 2h deste domingo (19). Seu companheiro e seu filho, de 2 anos, estavam com Tatiane no veículo.
As chuvas também atingiram Roca Sales, onde, no sábado (18), uma equipe de resgate precisou se agarrar a um poste de luz para não ser levada pela correnteza.
Conforme a Defesa Civil, o Rio Grande do Sul contabiliza 51 municípios afetados e com estragos por conta das chuvas. Nas rodovias estaduais, 30 pontos estão totalmente bloqueados e 19 pontos estão com bloqueio parcial. Na ERS 115, no km 32 de Gramado, há bloqueio total devido à queda de barreira.
De acordo com a Defesa Civil do RS, o bairro Três Pinheiros e o bairro Planalto, em Gramado, estão sendo evacuados pela prefeitura do município serrano. A medida preventiva foi realizada em virtude do intenso volume de chuvas na região, bem como pelo movimento do solo entre os dois bairros.
*G1 RS