Aos 121 anos, aposentado conhecido como “Terror do INSS” recebe placa de homenagem do governo
O aposentado Adrelino Vieira da Silva, 121 anos, que ficou famoso após viralizar na internet com uma foto em que aparece segurando um bolo temático escrito “terror do INSS”, recebeu uma placa de homenagem do governo federal nesta quarta-feira (9). As informações são do G1.
O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, autorizaram a produção de uma placa de metal para celebrar os 121 anos do aposentado. No objeto, foi gravada a seguinte mensagem: “É um grande orgulho ter o senhor como beneficiário do INSS”.
Devido à pandemia, a placa foi entregue na residência do aposentado, mas a homenagem foi feita por chamada de vídeo.
— O senhor não é o terror do INSS. O senhor é uma bênção para o INSS. Desejamos ao senhor Andrelino muitos mais anos de vida — disse o ministro no vídeo, ao lado de Ronaldo Caiado e José Carlos Oliveira.
De acordo com Onyx, a história do aposentado ultrapassa a própria existência da Previdência Social no Brasil, que foi criada em 24 de Janeiro de 1923, atrelada à Lei Eloy Chaves — responsável pelo surgimento das primeiras Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) nas empresas de estrada de ferro em todo o país.
Nas redes sociais, o ministro publicou a foto do idoso segurando a placa. “Nossa homenagem, em sinal de respeito, carinho e admiração, ao senhor Adrelino Vieira da Silva! 121 anos”, diz a legenda.
O aposentado
Adrelino Vieira da Silva nasceu em 3 de fevereiro de 1901. Ele já foi casado, teve sete filhos, dos quais cinco ainda são vivos, e tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto. Atualmente, reside em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana do Estado.
O idoso ficou famoso nesse ano após viralizar na internet. No dia do seu aniversário de 121 anos, Janaína Lemes de Souza, 36, uma das netas do aposentado, encomendou para o avô um bolo temático que continha a mensagem “O terror do INSS”.
— Todo ano eu mando fazer um bolo para ele e nesse ano um amigo viu na internet uma pessoa que fez um bolo dessa forma e me mandou dizendo: “É a cara do seu avô” — contou Janaína ao G1.
A foto de Silva com o bolo foi publicada na internet e, em em pouco tempo, o idoso se tornou um fenômeno. Segundo Janaína, apesar da avançada idade, o avô ainda está lúcido e é muito independente. Ela contou que o aposentado faz a própria comida e gosta de dançar forró. Ele ainda mora sozinho, em uma casa, no mesmo terreno que vive outra parte da família.
— É um privilégio muito grande ter uma pessoa dessa idade na família para poder compartilhar histórias com a gente. Minha filha teve a oportunidade de ter um bisavô. Eu não tive. A gente valoriza todos os momentos. Ele viaja, vai a barzinhos, faz de tudo — disse a neta.
*Gaúcha ZH
*Foto: Reprodução/Twittern Onix Lorenzoni