Receita estadual fecha escritório em FW

Quem já precisou de algum serviço realizado pelo Escritório da Receita Estadual de Frederico Westphalen, como abertura de empresas, emissão de guias de pagamento, dispensa de IPVA, cobranças, entre outros, a partir de agora, caso tenha outras demandas, vai precisar alterar a forma de como buscava atendimento.

Abrangido pela Delegacia da Receita Estadual, com sede em Passo Fundo – responsável por 83 municípios –, o ponto de atendimento de Frederico Westphalen, localizado na Rua Presidente Kennedy, nº 992, será fechado. A medida é a sequência de decisão do Governo Estadual, que já encerrou as atividades dos escritórios de Soledade e Marau, além das agências de Carazinho e Palmeira das Missões, também sob jurisdição da delegacia.

O delegado responsável pela Delegacia da Receita Estadual de Passo Fundo, Elisandro Sperandio, informa que, desde o início da pandemia, em 2020, o escritório esteve sempre, praticamente, fechado, com os servidores realocados e outros aposentados. “Como já se tinha a pretensão de fechá-lo, optou-se por não reabrir”, complementa. São apenas quatro servidores que estão em atividades e agora prestam serviço via home-office ou foram removidos para outras unidades.

Sperandio reforça que quase todos os serviços da Receita Estadual prestados ao público estão sendo ofertados via internet. “Por isso, não há razão para manter as estruturas pequenas operando, uma vez que o custo mensal para mantê-las funcionando é muito elevado. Nos últimos anos, a Receita trouxe os serviços para o meio digital, dando mais comodidade ao contribuinte e, muitas vezes, um atendimento mais específico, rápido e personalizado”, esclarece o delegado da Receita Estadual de Passo Fundo.

O prédio onde funcionava a Receita Estadual, que pertence ao Governo do Estado, deverá ser desocupado nos próximos dias, e ficará à disposição para ser utilizado com outra finalidade.

 

*Folha do Noroeste