Vinho, sopa e chá: saiba como manter o corpo saudável no inverno
Nos últimos dias, o frio tem se intensificado. Com as temperaturas baixas, é importante pensar em como fica a nossa saúde.
Para aquecer o corpo nestes dias, muitas pessoas acabam deixando de lado alimentos saudáveis, como frutas e verduras, e entram de cabeça nos pratos com carboidratos. O nutriente é responsável por trazer um conforto térmico ao corpo, mas quando consumido em excesso acaba gerando o aumento de peso durante a estação.
Manuela Barcellos é nutricionista e alerta para a redução de exercícios físicos durante a estação. “O mais importante é não desistir da rotina de exercício para quem já pratica e, para quem é sedentário, não esperar o verão para começar uma atividade física”, diz.
Para Takeo Kimoto, nutricionista funcional e esportivo, as proteínas e as fibras costumam ficar esquecidas. “É mais difícil a pessoa consumir salada crua no inverno, porque acha um alimento muito frio”. Ele sugere modos de manter os nutrientes na rotina alimentar e substituir o excesso de carboidrato.
Uma opção para substituir alimentos frios são os legumes. Refogados, cozidos ou assados, o nutricionista reforça que os legumes são essenciais para manter o corpo saudável. Eles podem ser colocados em sopas, muito consumidas na estação.
Segundo Takeo, “as pessoas acabam se esquecendo da proteína e, por isso, muitas vezes elas dizem que a sopa não mata a fome”. Acrescentar, além dos legumes, alimentos proteicos como carnes, ovos, abóboras ou cogumelos, ajudam a manter a alimentação balanceada.