Páscoa e suas delícias: vamos falar de chocolate
Chocolate é um alimento adorado pelos brasileiros e seu consumo aumenta na época da Páscoa. Além disso, seus formatos e opções ganham maior variedade. Muitas pessoas ainda pensam no chocolate com culpa, mas queria dizer pra vocês que não precisa ser assim. O chocolate, dependendo da sua composição, pode ser considerado um super alimento.
Chocolate faz bem, desde que consumido em quantidades moderadas. Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos.
– O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar;
– O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial;
– Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético;
– Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral.
Como escolher o mais saudável
Desculpe o balde de água fria mas a verdade é dura: se você quer comer um chocolate saudável ou de baixas calorias, adeus chocolate cremoso. É importante, assim como já falei pra demais alimentos, ficar atento aos rótulos. Os chocolates mais saudáveis tem:
– poucos ingredientes (ideal são apenas 2);
– maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);
– maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes)
– menor teor de gordura e que seja só proveniente da manteiga de cacau (mas vai ficar perto de 40-50% de gordura, não tem jeito!);
– nada de ingredientes artificiais.
Isso quer dizer que você vai parar de comer outros chocolates? Não. A gente come chocolate por puro prazer, porque traz boas lembranças ou porque está compartilhando com pessoas queridas. Nem sempre o que importa são os ingredientes. Mas agora você tem mais informações para escolher o que e o quanto consumir, sem estragar sua rotina alimentar, seja ela qual for. Faça boas escolhas.
Fonte: Gisele Silveira/Correio do Povo
Foto: Imagem ilustrativa