PRF faz escolta da cruz da primeira missa celebrada no Brasil em 1500

Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai participar da escolta e segurança da cruz da primeira missa celebrada no Brasil, que voltou ao país na segunda-feira para uma peregrinação em comemoração aos 525 anos da primeira missa em solo brasileiro, do aniversário de Brasília e durante toda a Semana Santa. Ao longo das rodovias federais, a coordenação técnica da escolta ficará a cargo da PRF.
A relíquia, que fica guardada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, onde é preservada, passou por diversas cidades portuguesas, entre elas Lisboa, Fátima e Cascais, antes da chegada ao Brasil por São Paulo. As primeiras celebrações no Brasil aconteceu na capital paulista na terça-feira (15). Depois, a cruz vai peregrinar, entre os dias 15 e 26 de abril, por 13 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, além do Distrito Federal.
Marco – A primeira missa em solo brasileiro aconteceu em 26 de abril de 1500, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, região hoje chamada de Costa do Descobrimento. Celebrada pelo frei Henrique de Coimbra poucos dias depois do desembarque dos portugueses no Brasil, a missa, que reuniu portugueses e povos originários, é lembrada como um primeiro ponto de encontro entre as culturas e as crenças distintas.
*Fonte: Agência PRF
*Foto: Divulgação/PRF