Prefeitura de Três Passos alerta para golpe de E-mail usando nome oficial

A Prefeitura de Três Passos emitiu um alerta nesta segunda-feira, 9, sobre a circulação de e-mails fraudulentos enviados a proprietários de empresas e comércios da região. As mensagens, assinadas em nome da “Prefeitura Municipal de Três Passos” e enviadas pelo remetente website@tunavia.co, alegam falsamente a existência de uma “irregularidade no alvará de funcionamento” dos estabelecimentos.
De acordo com a Administração Municipal, os e-mails contêm links maliciosos que representam sérios riscos cibernéticos, como:
- Hackeamento de sistemas;
- Roubo de identidade e informações confidenciais;
- Instalação de malware nos dispositivos;
- Possível extorsão de vítimas e seus contatos.
Os golpistas utilizam links que direcionam as vítimas a páginas fraudulentas para obter informações pessoais ou bancárias. Também há risco de o dispositivo infectado ser usado para outros crimes cibernéticos.
Dicas de proteção
A Prefeitura orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:
- Não clique em links suspeitos. Caso já tenha clicado, altere suas senhas imediatamente e desconecte o dispositivo da internet;
- Desconfie de anexos enviados por remetentes desconhecidos, pois podem conter vírus;
- Entre em contato diretamente com a Prefeitura para esclarecer qualquer dúvida sobre alvarás ou outros documentos.
Investigação em andamento
A Administração Municipal informou que não envia e-mails para tratar de irregularidades em alvarás de funcionamento e que a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Três Passos, que investigará o caso.
*LA +