Prefeito de Frederico Westphalen solicita contratação emergencial de médico legista ao IGP

O prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, acompanhado de uma comitiva, participou de uma audiência no Instituto Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre, onde solicitou à diretora geral do IGP, Marguet Mittmann, a contratação de um médico legista para atender na região de Frederico Westphalen.

O pedido foi baseado na falta de um profissional da área no Posto Médico Legal (PML) da cidade desde 2019, o que tem gerado longas esperas para a realização de perícias, especialmente em momentos delicados para as famílias. O PML de Frederico Westphalen dispõe de um espaço físico adequado, mas a ausência do médico legista tem prejudicado a agilidade dos serviços prestados à população.

Durante a audiência, o prefeito ressaltou que Frederico Westphalen é um importante polo regional do Médio Alto Uruguai e que pode oferecer suporte aos municípios vizinhos, o que justifica a urgência no pedido de contratação de um médico legista.

A deputada Covatti também defendeu a necessidade de um serviço mais ágil e digno para a população, sem que seja necessário o deslocamento para outras cidades em momentos de dor.

Em resposta, a diretora Marguet Mittmann confirmou que será encaminhado um pedido para a contratação emergencial de três médicos legistas e dois técnicos para atender a demanda do PML de Frederico Westphalen até que o concurso público seja realizado, o qual está em andamento pelo Governo do Estado. A solicitação será enviada nos próximos dias pela Casa Civil para aprovação dos deputados na Assembleia Legislativa.

O prefeito Orlando Girardi foi acompanhado por Valdenir Antônio Cadore, secretário de Coordenação e Planejamento, Rubia Dal Puppo Mass, vereadora, Marly Vendruscolo, coordenadora regional de saúde da 2ª CRS, e Adelar de Freitas, coordenador de comunicação.

 

*LA Mais