Golpe do falso emprego leva pessoas a pagarem para trabalhar em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, dia 25, um alerta sobre o golpe do falso emprego, em que criminosos entram em contato através das redes sociais convidando as pessoas a trabalharem “sem sair de casa”, pelo computador ou celular, em sites de venda de produtos e serviços, com promessa de grande retorno financeiro.

Segundo a polícia, os bandidos enviam mensagens por redes sociais afirmando que a pessoa foi “selecionada” para trabalhar em empresas como Amazon, Shopee e Magazine Luíza.

A vítima se propõe a cumprir tarefas determinadas pelos supostos gerentes e, como parte do “trabalho”, realiza pagamento de valores via pix ou transferências bancárias para que, depois de concluir as missões pré-definidas pelos estelionatários, receba o valor de volta com mais alguma porcentagem de lucro.

“As primeiras tarefas geralmente são de valores mais baixos e a vítima até́ recebe o valor de volta com o lucro prometido, criando a sensação de que o negócio é real e seguro. Entretanto, quando a vítima começa a depositar valores mais significativos, os criminosos inventam meios para justificar o não pagamento do ‘salário’ e ainda enganam a vítima para que faça mais depósitos a fim de liberar aquele valor”, alerta a nota da Polícia Civil.

As autoridades recomendam atenção para propostas de trabalho online em redes sociais. “Se for convidado para algum tipo de trabalho desse gênero, com promessas de grande retorno financeiro, não repasse seus dados e não realize nenhuma transferência”, orienta a polícia.

*OesteMais