Emater projeta queda de 17% na safra gaúcha de soja por causa da estiagem

Repetindo mais um ano de perdas na produção agrícola gaúcha por causa da estiagem, a soja, principal cultura de verão no Estado, deverá sofrer redução de 17,4% em produção, para pouco mais de 15 milhões de toneladas, em relação ao ciclo anterior. Em 2024, foram 18,2 milhões de toneladas colhidas.

A estimativa atualizada foi apresentada nesta terça-feira (11) pela Emater na 25ª Expodireto, em Não-Me-Toque.

— É o impacto mais significativo na economia que o Estado sofre na produção de grãos — avaliou o diretor técnico da Emater, Claudinei Baldissera.

No geral, a safra de verão deve ter quebra de 6% na temporada 2024/2025 devido à falta de chuva. O comparativo é em relação à colheita do ano passado, que sofreu impacto da enchente somente no fim do ciclo.

No milho, cultura com produção importante destinada à alimentação de animais, há uma redução de área, mas uma produção e produtividade maiores sobre o ciclo passado. O resultado é considerado relevante diante do quadro de estiagem.

A safra total deve somar 28 milhões de toneladas de grãos colhidos no RS. Na primeira estimativa, anunciada na última Expointer, a expectativa era colher 35 milhões de toneladas de grãos no RS.

 

*GZH

*Foto: Reprodução/Internet