Palmitinho receberá Unidade do Corpo de Bombeiros para atender quatro municípios
O município de Palmitinho será sede de uma Unidade Mista do Corpo de Bombeiros, que atenderá quatro cidades da microrregião, incluindo Vista Alegre, Taquaruçu do Sul e Pinheirinho do Vale. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 23, em Porto Alegre, durante uma audiência entre o prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, o vice-prefeito, Elisandro da Silva, o prefeito de Taquaruçu do Sul, Luiz Blanco Alves, o deputado estadual Cláudio Tatsch e o assessor parlamentar Gervásio Santana.
A iniciativa, liderada pelo deputado Tatsch, está sendo encaminhada diretamente com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, e prevê a assinatura de convênios entre o Corpo de Bombeiros Militar e as prefeituras dos municípios envolvidos. A nova guarnição contará com um caminhão de bombeiros e uma caminhonete, que também servirá à unidade de Frederico Westphalen.
Atualmente, a região é atendida pela guarnição de Frederico Westphalen, e a distância tem dificultado o controle ágil de incêndios e emergências. Entre os casos mais recentes que evidenciaram essa necessidade estão os incêndios no Hospital de Palmitinho e em um frigorífico de Frederico Westphalen, que precisaram do auxílio de bombeiros do estado vizinho de Santa Catarina.
– Nós tivemos aí, nos últimos tempos, alguns sinistros que mexeram na economia da região. Nós tivemos aí dois frigoríficos, por exemplo, que foram tomados por incêndios ainda esse ano. Então, com essa estrutura do Corpo de Bombeiros, com certeza vai facilitar para que nós tenhamos, acima de tudo, segurança dentro da região. Então, a gente quer, em nome da comunidade, não só palmitinhense, mas os municípios da região, agradecer pela parceria e por pensar também em nossa região –, disse o o vice-prefeito de Palmitinho, Elisandro da Silva.
A Unidade Mista, que reunirá bombeiros militares e civis, terá sua sede em Palmitinho, em um local cedido pela prefeitura. As quatro cidades já se comprometeram a ceder servidores para compor a equipe da nova unidade, o que será formalizado nos convênios.
– Com a nova unidade, será possível uma resposta mais rápida e eficaz às emergências, garantindo maior segurança para a comunidade –, destacou o deputado Tatsch. O prefeito Caetano Albarello e o vice-prefeito Elisandro da Silva comemoraram o anúncio, afirmando que a nova unidade trará mais proteção para a população da região.
*LA+
*Imagem ilustrativa